Inglês gratuito e online: como estudar?

Vira e mexe, pessoas que ainda não estudam comigo vêm me perguntar: Felipe, eu consigo aprender inglês estudando gratuitamente e online?

Fica aqui comigo que eu vou te explicar tudinho!

Hoje em dia, com as informações circulando, pela internet quase tudo é possível. Você pode ter informações sobre o mundo inteiro.

Mas é claro, tem um porém nisso tudo… Com tantas informações circulando (o que eu chamei antes de MAR DE POLUIÇÃO), por onde começar? Como começar? E o que fazer?

Eis o ponto. E isso é algo extremamente importante. O conhecimento todo está por aí, espalhado na internet. Mas para que você consiga aprender algo, não basta só ler uma informação. O processo de aprendizagem é bem mais complexo do que isso!

Só pra contextualizar, deixa eu te ensinar uma coisa embasada em teorias sobre pedagogia:

O aprendizado é dividido em 4 partes

Transmissão de conhecimento

Ordenação de conhecimento

Aplicação de conhecimento

E Objetivação de conhecimento

O que acontece com os materiais gratuitos e online, é que nós somos majoritariamente expostos à transmissão do conhecimento: algum especialista nos passa informações sobre um assunto. E por que ainda nós temos dificuldade de aprendermos algo que ainda não sabemos? (No nosso caso, aprender um idioma.)

Simples: depois que uma pessoa te passa o conhecimento, ela precisa ordenar esse conhecimento. Ou seja, criar o passo a passo, uma linha do tempo com cada coisa no seu devido lugar, para que o aprendiz consiga reter o conhecimento, e não simplesmente ser intuchado de informações.

O seu primeiro passo, portanto, seria encontrar uma ordenação com o monte de conteúdo que você vê por aí: ver todo esse conteúdo em uma sequência que faça sentido, revisar a quantidade de vezes necessárias, etc…

E acredite: 99% do que você encontra gratuitamente e online, não leva em conta isso.

Em seguida, tem a outra fase do aprendiazado: aplicação.

Você pode ter acesso ao melhor conteúdo, às aulas da melhor universidade do mundo, mas se esse conteúdo não for aplicado do jeito apropriado, você simplesmente não aprende, ou demora muito mais.

E nesse caso, inclusive, a maioria dos cursos pagos de idiomas pecam: eles aplicam o conhecimento do inglês de uma forma que o aluno não retém muito do aprendido, e logo esquece. No caso de aprender um idioma, não basta apenas entender os conceitos, é necessário fazer revisões sistemáticas: praticando, colocando a mão na massa, errando, acertando e revisando.

Então, você precisaria criar o seu sistema próprio de aplicação do conhecimento gratuito da internet: criar planilhas, criar um controle que leve em conta tudo o que você precisa saber, quantas palavras de vocabulário vai aprender, e quantas vezes vai revisar.

E agora vamos para a última etapa do aprendizado que é a objetivação do conhecimento. O que seria essa etapa? É pegar tudo o que você aprendeu nos passos anteriores e colocar à prova. No nosso caso, ver se de fato o seu inglês, depois de tudo, “funciona”… Você estuda, estuda, estuda… E agora como saber se você de fato sabe? Aplicando na vida real. Se seu objetivo era falar e entender inglês falado, comece a falar com pessoas e a assistir filmes sem legendas. Em seguida, você precisa criar uma métrica para saber se está atingindo esses objetivos.

Por isso, não adianta de nada você ver conteúdos digitais, vídeos do Youtube, entender várias palavras e na hora de falar, você ainda trava, ou quando vai ouvir um podcast ou ver um filme em inglês, não reconhece quando falam tal palavra que você já “aprendeu” antes.

Para recapitular:

Sim, é possível aprender de forma online e gratuita. Mas é um caminho bastante penoso e trabalhoso. Basicamente, você precisará criar um método próprio de estudo que leve em conta as 4 variantes do aprendizado: Transmissão de conhecimento; Ordenação de conhecimento; Aplicação de conhecimento; Objetivação de conhecimento.

Basicamente, o que temos disponível a todos é apenas a transmissão de conhecimento.

E como se não bastasse, muitos dos conteúdos pagos que existem por aí, também só pensam mais na transmissão, podendo pecar nos outros elementos, tão importantes quanto. Por isso, mesmo que você decida pagar alguém ou uma escola para te ensinar, deve sempre analisar esses 4 elementos, e perguntar:

Como é feita a transmissão de conhecimento? E a ordenação de conhecimento? Como vocês aplicam esse conhecimento? E há objetivação do que foi aprendido?

Se forem respostas positivas, aí sim você pode considerar investir o seu dinheiro e tempo…