É rápido ficar fluente em inglês?

Quando me perguntam se é rápido aprender inglês, mais e mais eu me dou conta de como é complexo aprender um idioma que não seja a sua língua mãe. Eu, que sou um linguista, quando começo a pensar nos diversos ramos de uma língua e as vertentes da linguística (Morfologia, Sintaxe, Fonética, Fonologia, Pragmática, Semântica, Sociolinguística, Gramática Gerativa, Estruturalismo), depois de ir cada vez mais me aprofundando em cada ramo desses, eu percebo o quão complexo é um idioma.

E aí, nos deparamos com diversas escolas e professores que prometem prazo, que dizem que você “ficará fluente” em intensivões de três meses…

Pensar a partir dessa perspectiva, de promessas vazias e abstratas, me deixa realmente desmotivado. Infelizmente é algo que paira na cabeça de muitos. Mas acredite: se você pensar dessa forma, você vai se frustrar. É muito melhor admitir desde já que um idioma é extremamente complexo, e para dominá-lo de forma completa, (escrita, leitura, fala, escuta, contextos sociais e regionais), você vai levar realmente muito tempo, pois eu mesmo, que me dedico exclusivamente a isso, levei em torno de 5 anos para ter um domínio do inglês que fosse, a meu ver, elevado o suficiente para ensinar com qualidade e poder me comunicar em qualquer situação que possa existir.

Mas a questão é: o que é ser fluente, dentro da nossa realidade? Ou melhor ainda: O que é ser fluente na minha perspectiva e no meu método?

Eu diria que basicamente duas coisas: saber falar com naturalidade e ritmo, sem sem desentendido (conseguir usar a motricidade da língua); e conseguir entender uma pessoa que fale inglês rápido em situações diversas.

Claro, conseguir ler e escrever também, mas não com tanto foco. Então eu diria que a fluência da minha meotodologia tem muito mais a ver com o desempenho da língua falada, da oralidade. E não da língua escrita. E acredite: são dois universos à parte, completamente diferentes, que possuem suas próprias regras e complexidades. Para você ficar realmente expert nas duas áreas, caso não saiba nada de inglês, pode considerar alguns bons anos.

Mas não é o caso com a SpokeEnglish!

É por isso que damos foco em um ramo da linguística: Fonologia.

A Fonologia, o estudo dos “sons” de um idioma, aliada com a Semântica (o estudo dos sentidos das palavras.)

Bom, então voltando à pergunta inicial “é rápido ficar fluente em inglês?”, a resposta será “não”, caso você tenha a idealização absurda de propagandas enganosas.

Mas pode ser “sim”, caso você tenha como perspectiva a complexidade de um idioma.

Você não precisa aprender tudo de uma língua para ser fluente.

Basta um método consistente, com embasamento linguístico e foco a partir dos seus objetivos.

Quer falar fluentemente? Estude Fonologia e aprenda a comunicar-se de forma dinâmica com a minha metodologia.

Abraços!