VERBO MODAL CAN: COMO USAR?

Vamos falar hoje sobre o que a gramática chama de verbos modais, ou modal verbs. Mas ao invés de mostrar todos de uma vez, vamos focar apenas em um, para que você consiga revisar e reter. E hoje, vamos falar sobre o modal verb CAN.

Mas só para ficar evidente o que são os verbos modais

  1. Eles acrescentam alguma informação ao verbo principal da frase. 
  2. Eles não mudam! Ficam sempre iguais, independentemente da pessoa (plural ou singular.) 

Vamos ver exemplos com o verbo CAN: 

I can speak Portuguese. (Eu consigo/posso falar português.) 

She can speak Portuguese. (Ela consegue/pode falar português.) 

They can speak Portuguese. (Eles/elas podem/conseguem falar português.) 

Ou seja, em todos os casos, o modal verb continua igual: can. 

E ele acrescenta uma informação ao verbo speak: can speak ⇒ conseguir/poder falar. 

Para fazer perguntas com o CAN, basta inverter a ordem, colocando-o no começo da frase. 

Can I speak Portuguese? (Eu consigo/posso falar português?) 

Can she speak Portuguese? (Ela consegue/pode falar português?) 

Can they speak Portuguese? (Eles/elas podem/conseguem falar português?) 

Para formar frases negativas, colocamos o not na frente do can; ou simplesmente formamos a contração, can’t:

I can’t speak Portuguese. (Eu não consigo/posso falar português.) 

She can’t speak Portuguese. (Ela não consegue/pode falar português.) 

They can’t speak Portuguese. (Eles/elas não conseguem/podem falar português.) 

 

Agora, vamos para o sentido de CAN… 

Esse verbo modal pode expressar os seguintes sentidos: fazer um pedido ou pedir permissão; ter permissão para algo; ou ter a habilidade para algo. 

É parecido com o verbo PODER em português: 

Posso abrir a janela? ⇒ Can I open the window? (fazer um pedido.) 

Eu não posso fumar dentro da minha casa ⇒ I can’t smoke inside my house. (ter permissão para algo.) 

Minha irmã pode/consegue correr sem se cansar ⇒ My sister can jog without getting tired. 

Bom, em linhas gerais, essas são as regras do CAN. Há ainda outros detalhes, mas que não vêm ao caso aqui e, se você já me conhece, sabe algo que eu sempre digo: mais importante do que aprender as regras (que sempre vão ter exceções), é praticar

E qual é a melhor forma de praticar quando se trata de inglês falado? Pela fonologia, que vai te ensinar os sons do inglês. 

Bora lá! 

Vamos ver o som da palavra CAN /kæn/ 

O mais importante dela é o som desse A e do N no final. 

Muitos brasileiros pronunciam como kéééiiñññ

Ou seja, como se fosse o É do português, e nasalizando o N no final, fenômeno que ocorre no português. 

O primeiro é um aesch, /æ/, um som um tanto difícil para falantes de português conseguirem diferenciar. 

Para fazê-lo, deixe a língua em baixo, numa posição normal e não levantada; em seguida, faça como um “sorriso” com a boca, e então solte um som. Vai sair o aesch! 

E em seguida é um /n/, o mesmo que da palavra “nada”, e não como em “antes”, ou seja, não nasalizado. 

Outras palavras que possuem esses dois sons em sequência: 

MAN /mæn/ (homem) 

PAN /pæn/ (panela)

TAN /tæn/ (bronzeado) 

BAND /bænd/ (banda) 

 

Agora que você já entendeu os sons do verbo CAN /kæn/, vamos praticar? 

Eu quero que você ouça os nativos falando essas frases, e preste atenção nos sons de CAN e outras palavras com AN, ou seja /æn/. 

Em seguida, pratique falando cada frase. 

YOU CAN PLAY ON A BAND

(Você pode tocar em uma banda.)

WHY CAN A MAN NOT HAVE AN ENGAGEMENT RING? 

(Por que um homem pode não ter uma aliança?)

YOU CAN GET A TAN

(Você pode pegar um bronze.)

YOU CAN USE A REGULAR PAN

(Você pode usar uma panela comum.)