PRESENT CONTINUOUS: UM DOS TEMAS MAIS DIFÍCEIS DO PONTO DE VISTA DA FLUÊNCIA.
Hello guys! Tudo certo? Felipe Espinosa aqui. Prontos para destrinchar de vez os temas do inglês que nós, brasileiros, temos mais dificuldade e que nos impedem de chegar à fluência?
Na matéria de hoje falaremos sobre o Present Continuous. Sim, pode parecer mais uma aula de gramática que você provavelmente já teve, desde os anos escolares. Present Continuous = Verb to Be + -ING. (I am speaking; you are speaking, etc…)
Mas Felipe, então o que fará com que eu finalmente domine esse tópico da língua inglesa de forma fluente? A prática! Só a prática vai te levar à fluência – não apenas do present continuous, mas de qualquer tema, e não apenas para inglês, mas para qualquer língua!
Por isso que eu te garanto que se você estudar qualquer tema do inglês que te coloque em uma posição ativa, de alguém que pratica, você já está meio caminho andado para ser de fato fluente. Se isso não fosse verdade, todo brasileiro já seria avançado no inglês, uma vez que hoje temos absolutamente todo tipo de informação sobre a língua mais falada no mundo – desde vídeos explicativos, a exercícios, apostilas online, blogs, filmes, etc. Por isso, não adianta de nada só “entender” as regras da língua, ou apenas receber pacificamente as informações!
Mas então, como praticar? É aí que entra a filosofia e a metodologia de ensino de cada professor ou escola. No meu caso, desenvolvi um método que foca muito mais na prática oral, a partir do conhecimento da fonologia. Ao invés de te entuchar com milhares de regras gramaticais, vamos sempre praticar o inglês a partir dos sons, dos fonemas!
E se partirmos dessa perspectiva, sabe o que acontece? O famoso Present Continuous, um tema que é considerado básico do inglês, que todos os professores ensinam como se fosse absolutamente óbvio, torna-se um dos temas mais difíceis, do ponto de vista de quem quer ter fluência na fala.
Sabe por que? Esse tal do -ING produz um fonema que não existe no português! Se você disser qualquer presente contínuo com som de G, estará falando errado o inglês (e provavelmente terá um “vício” mental que não apenas te distancia da fluência na fala, mas te faz ter mais dificuldade de entender um nativo…)
O famoso “eu estou indo”, I am going, é muitas vezes dito por nós como “I am goingui”, ou seja, pronunciando o som de G no final. Ou então, para quem já é até mais avançado no inglês (inclusive grande parte dos teachers brasileiros) diz com som nasalado, como se fosse um M ou N – “goiiim”.
No inglês, as letras NG na ortografia (bring, wrong, learning) formam o fonema agma, representado por esse simbolo: ŋ
O agma trata-se de um dos fonemas mais difíceis para falantes do português! Além de não existir na nossa língua, ele é bem estranho, e parece um gemidinho. Para pronunciar o fonema agma (ŋ), você vai usar a parte mole do céu da boca – na campainha, ou vulva, perto da garganta.
Deve fazer com que a parte de trás da língua pressione a campainha, esmagando ela. É como se fosse produzir o som do G, como Manga, mas parasse antes de sair o G: e aí você solta só um “gemidinho”. Ou a palavra Banco: pare antes de pronunciar o C, soltando um leve “gemidinho” e vc terá o som do agma.
Assim:
Faça você agora! E pratique várias vezes até ficar mais natural.
Quer saber quais são os outros fonemas que não existem no português, e vão te fazer chegar à fluência mais rápido? Acesse aqui!
Então vamos voltar agora para Present Continuous. Em qualquer explicação de confiança que você ler, vai entender que ele é um tempo verbal do presente – algo similar ao gerúndio do português: eu estou subindo; ela está falando. Ou seja, o verbo ser, mais o verbo com -indo, -ando, -endo, etc. No inglês, é a mesma coisa: o verbo ser, famoso Verb to Be, e a forma de gerúndio (que por nossa sorte é só com -ing.)
De modo geral, usamos o Present Continuous para expressar ações que estão acontecendo no momento da fala, no momento presente. Mas também podem expressar ações futuras próximas ao presente: I’m leaving tomorrow. (Eu estou indo embora amanhã.)
Bom, agora vamos praticar um pouco!
Vou deixar aqui algumas frases com Present Continuous, e eu quero que você as diga prestando atenção no agma (ŋ). E também nas reduções e contrações do verb to be. Para saber mais sobre a fluência na fala do Verb to Be, leia nosso outro super artigo!
I’m writing a book;
(Eu estou escrevendo um livro.)
You’re eating a banana;
(Você está comendo uma banana.)
She’s singing a song.
(Ela está cantando uma música.)
He’s cracking eggs and frying them.
(Ele está quebrando ovos e fritando eles.)
E aí, conseguiu praticar? Agora nada de falar I’m speakinGUI English… Agora ficou mais fácil de entender e falar naturalmente o inglês!
Fazer comentário