Qual a diferença entre talk e speak?
Esses dois verbos, assim como os outros say e tell, se referem ao ato de falar, conversar ou se comunicar, na língua inglesa. Isso acaba criando um monte de confusão para o falante de português. Vamos, então, ver essas diferenças? No artigo de hoje, vamos focar especificamente na diferença entre talk e speak.
Uma primeira observação é que quando vamos nos referir a “falar/saber um idioma”, o verbo speak será a forma correta.
I speak English. (Eu falo inglês.) Does she speak German (Ela fala alemão?), etc.
Nos outros casos, talk e speak são, na maioria das vezes, sinônimos, e podem ser traduzidos como “falar” ou “conversar”.
De modo geral, speak é usado em situações mais formais, e passa a ideia de “transmitir informação a alguém”, ou seja, não alude tanto à ideia de uma conversa. Além disso, é um verbo irregular. Suas formas no passado são: spoke e spoken.
I spoke to the clerk about the clients.
(Eu falei com o atendente sobre os clientes. ⇒ não passa tanto a ideia de uma conversa, mas sim, de uma pessoa transmitindo informação a outra.)
Speak to me in Spanish, please.
(Fale comigo em espanhol, por favor.)
Já o verbo talk pode ser usado em situações menos formais, e dá a ideia de uma conversa, de duas pessoas trocando palavras.
Além disso, diferentemente de speak, talk é regular: talked, talked.
I talked to my boss about the clients.
(Eu conversei com meu chefe sobre os clientes. ⇒ nesse caso, apesar de poder ser formal, indica que houve uma conversa entre as partes; as duas pessoas falaram.)
Let’s talk about our next trip.
(Vamos conversar sobre a próxima viagem.)
Agora que você já sabe a diferença de sentido entre esses dois verbos, quero te mostrar como são pronunciados, do ponto de vista da fonologia.
TALK /tɔk/
Apesar de estar escrito tanto A quanto L, a pronúncia dessa palavra está longe de ser TAAAUUUUK… São apenas três fonemas: /tɔk/
E sua forma no passado, talked, também não é talkeeed. Nem o E, e nem o D são pronunciados. Fica apenas /tɔkt/
talk
talked
SPEAK /spi:k/
Já esse verbo, aproveite para prolongar bastante o som de i em speak. Trata-se do i longo, ou estressado /i:/
E cuidado para não dizer speakiii.
speak
Fazer comentário