PRESENT PERFECT – O PASSADO PEGADINHA

Hello, hello!

Hoje, vamos ter um artigo um tanto “clássico” no ensino de inglês. Para quem me acompanha, sabe que eu dou foco majoritário à fonologia, e como aprender e praticar inglês com ela é extremamente eficaz. Mas o tema de hoje é o Present Perfect! Que, para a maioria dos alunos, é um verdadeiro pesadelo para entender e para saber usar adequadamente.

Bom, é lógico que podemos abordar o Present Perfect pelo viés da Fonologia. E é justamente o que eu faço no meu curso No Grammar, Just  Spoken.

Mas, diferentemente de outros temas, o Present Perfect em específico, eu prefiro começar focando na estrutura e semântica desse tempo verbal. E sabe o por que? Porque o sentido dele é super maluco, e não tem um correspondente no português!

E que estrutura é essa, Felipe? Bom, é exatamente o que irei explicar hoje! E, se tudo der certo, vou conseguir fazer você sair daqui com o gostinho do sentido desse tempo verbal. Vamos lá?

Vamos primeiro pensar no portguês.

Podemos dizer:

  1. comi muita comida naquela festa.”
  2. comi muita comida hoje.”

Perceba que no primeiro caso, algo aconteceu em um passado distante, sem conexão óbvia com o presente. Já no segundo caso, “comi muita comida hoje”, provavelmente vai estar afetando a pessoa no agora.

Mas não diferenciamos o verbo: é “comi” em ambos os casos.

No caso do inglês, isso muda! E é a essa mudança que damos o nome de Present Perfect. Simples assim. Por isso, nós mal percebemos essa diferença, pois não pensamos nela e nem contrastamos isso na nossa língua.

Um passado terminado, sem conexão com o agora. (Past Simple)

x

Coisas que aconteceram no passado, mas possuem uma influência direta no momento presente. (Present Perfect)

Para falar de algo que aconteceu no passado mas tem uma influência direta no agora, (por exemplo: “comi muita comida hoje, e agora estou enjoado…”), usamos a famosa estrutura com o HAVE, junto com a terceira forma do verbo.

Por exemplo:

Presente: “I eat a lot of food”. (Eu como muita comida.)

Present Perfect: ”Eat” na terceira forma = “eaten” + “Have/has”.

Forma final: “I have eaten a lot of food today.” (Eu comi muita comida hoje.)

Essa forma vai dizer que eu comi muita comida no passado, mas o efeito está acontecendo no agora, como se eu estivesse já satisfeito ou enjoado.

É por isso que eu digo que esse é o famoso… Passado Pegadinha! Pois é um passado que ainda está influenciando o presente.

E agora, vamos só lembrar de mais um detalhe. Como usamos o verbo “have”:

“I have eaten a lot of food today.”

She has eaten a lot of food.”

He has eaten a lot of food.”

It has eaten a lot of food.”

“We have eaten a lot of food.”

“They have eaten a lot of food.”

Mas não existem outras funções para o Present Perfect? Por exemplo, falar de experiências? (“I have been to France” – “Eu fui para França”).

Sim, a verdade é que existem mais um bocado de funções do Present Perfect. Mas é provavelmente isso que faz com que você fique tão confuso sobre como usá-lo. As apostilas tradicionais geralmente trazem uma lista mostrando todas as funções possíveis e as suas regras. Mas eu te garanto: o mais importante é saber esse conceito de um Passado Pegadinha, que, de alguma forma, tem uma relação com o presente.

Fora isso, agora entrando em um campo linguístico do “uso da linguagem”, veremos que nem mesm os falantes nativos diferenciam muito claramente quando usar o Present Perfect.

Podemos ouvir um americano dizer:

“What did you eat today?”

ou

“What have you eaten today?”

sendo que em ambos os casos, o sentido será totalmente o mesmo.

Então, por que decorar um monte de regras e tabelas?

O importante é praticar!

Falando em prática, eu compartilhar com você um breve trecho do meu método, do que apenas meus alunos do curso têm acesso.

Espero que você possa praticar comigo também!

Ouça e repita comigo os audios:

            1. HAVE YOU BEGUN CONSUMING UNIQUE SPOKEN ENGLISH THIS WEEK?

Yes, I have begun consuming unique spoken English this week.

(Sim, eu comecei a consumir inglês falado incrível essa semana.)

  • Explicação: Você começou nessa semana, e ainda está consumindo inglês falado, pois a semana ainda não acabou, e aqui estou eu.

    2. HAVE I BEGUN TEACHING YOU ONE UNIQUE PHONEME TODAY?

Yes, you have begun teaching me one unique phoneme today.

(Sim, você começou a me ensinar um único fonema hoje.)

  • Explicação: Eu comecei a te ensinar uma única estrutura hoje, e você ainda está aprendendo ela agora.

    3. HAS THE YEAR BEGUN?

Yes, the year has begun.

(Sim, o ano começou.)

  • Explicação: O ano começou, e ainda está sendo.

         4. HAVE YOU SEEN ME THIS WEEK?

Yes, I have seen you this week.

(Sim, eu te vi essa semana.)

  • Explicação: Você me viu nessa semana, e a semana ainda está sendo.

   5. HAVE YOU SEEN YOUR PARENTS THIS YEAR?

Yes, I have seen my parents this year.

(Sim, eu vi meus pais esse ano.)

  • Explicação: esse ano é ainda presente.